Saltar para conteúdo Mapa do site

Clap Your Hands

Clap Your Hands

Expresso Transatlântico + Stone Dead

Horários e escolha de sessões

Escolha de sessões:

Data Hora
Sáb 18 Abr 21:30

Outras informações

Público

M/6

Info

ORGANIZAÇÃO: Omnichord, Fade In

Parceiros Institucionais: República Portuguesa / dgartes - RTCP, Câmara Municipal de Leiria, Teatro José Lúcio da Silva, Teatro Miguel Franco, Black Box
Media partner: Música Sem Capa, Canal 180

Clap Your Hands

Expresso Transatlântico + Stone Dead

Descrição

O FESTIVAL CLAP YOUR HANDS É RECONHECIDO POR CELEBRAR A NOVA MÚSICA PORTUGUESA E JUNTAR NO MESMO PALCO E NA MESMA NOITE ARTISTAS DE VÁRIAS ESTÉTICAS E GEOGRAFIAS NACIONAIS COM OUTROS SEDIADOS NA CIDADE OU REGIÃO DE LEIRIA. TEM A ASSINATURA CONJUNTA DA FADE IN E DA OMNICHORD

 

Expresso Transatlântico

A viagem do Expresso Transatlântico tem já muita história para contar. Numa jornada musical entre as influências da tradição portuguesa e as sonoridades contemporâneas globais, o projeto de Gaspar Varela, Sebastião Varela e Rafael Matos tem somado territórios e conquistado público pelos quatro cantos do globo. Ressaca Bailada, o álbum de estreia editado em 2023, foi um dos “Melhores Álbuns Nacionais” do seu ano, e tem esgotado salas desde a sua chegada. Em 2024, a banda lançou também um “filme-concerto”, escrito e realizado por Sebastião Varela e apresentado nos principais festivais de cinema documental portugueses. O grupo lançou o single “Flor de Trovão” em maio e acaba de lançar “Avalanche” – segundo single do álbum marcado para sair em 2026. Com produção de Paulo Furtado (aka The Legendary Tigerman), este novo álbum promete marcar um ponto de viragem na trajetória musical do Expresso Transatlântico.
Sem perder a alma e a fusão de sonoridades que o caracteriza, o Expresso Transatlântico explora novas formas de se reinventar e “Flor Trovão” abre caminho para uma nova fase artística. Assim se abre um novo capítulo na travessia deste Expresso Transatlântico, rumo a novas paisagens sonoras. Bem-vindos a bordo!”

 

Stone Dead
De Alcobaça, os Stone Dead surgem como um projeto de rock alternativo que privilegia a tensão, a dinâmica e a construção de atmosferas sobre fórmulas previsíveis. A banda trabalha canções onde guitarras angulares, uma secção rítmica sólida e teclados discretos mas determinantes se cruzam para criar uma linguagem própria, marcada pelo equilíbrio entre contenção e intensidade.
A música dos Stone Dead revela uma atenção clara à estrutura e ao detalhe, explorando contrastes e variações sem perder um sentido de urgência. Em palco, essa abordagem traduz-se numa presença coesa e direta, onde a força das canções se impõe pela execução e pela interação orgânica entre os músicos. Inseridos na cena independente portuguesa, os Stone Dead constroem o seu percurso de forma progressiva, aprofundando a sua identidade artística através da escrita e da experiência em palco.

 

ESPETÁCULO APOIADO PELA DGARTES/ RTCP